Março Azul: HGP promove mutirão de colonoscopia

O objetivo é agilizar o atendimento dos pacientes que aguardam na fila da Central Estadual de Regulação da SES-TO.

Durante o mês de março, o Hospital Geral de Palmas (HGP), em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, realizará um mutirão de exames de colonoscopia em alusão ao ‘Março Azul’. O objetivo da campanha é alertar a população sobre a conscientização da prevenção e combate ao câncer colorretal. A Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) aponta que existem cerca de 130 pacientes na lista de espera, para a realização de colonoscopia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), enquanto atualmente há 49 pacientes em tratamento de câncer colorretal na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do HGP.

A programação prevê realizar de 10 a 12 exames todos os sábados do mês de março, com a participação de médicos endoscopistas, que farão os exames durante o período da manhã e à tarde. A intenção é realizar um diagnóstico precoce das doenças colorretais, que são patologias de evolução lenta e, na maioria das vezes, só são diagnosticadas quando já estão em fase avançada. Alguns sinais de câncer colorretal incluem perda de sangue nas fezes, dor abdominal, perda de peso e obstrução intestinal.

A médica gastroenterologista e endoscopista do HGP e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia do Tocantins, Nadja Duarte Oliveira de Souza Chiavini, alerta que a colonoscopia deve ser realizada a partir dos 45 anos de idade, para a população em geral, ou antes, dependendo de alguns fatores específicos. Quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor será o tratamento e a chance de cura. O câncer colorretal tem morbidade muito alta e a única maneira de mudar essa evolução é com diagnóstico e tratamento precoces.

Para o diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, essa ação beneficiará pacientes que aguardavam por esse tipo de procedimento eletivo na unidade. A equipe capacitada de profissionais dedicados à assistência da população fará a diferença na agilidade do diagnóstico precoce.

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News