Exclusivo: “Sinto-me preparada, honrada e desafiada para assumir essa função”, diz Eutália Barbosa, tocantinense que integra ministério do governo Lula

Para o mês de março, Eutália destacou que o Bolsa Família será reeditado e haverá a atualização da linha de corte referente à renda que define pobreza.

Assistente social e servidora pública há mais de 27 anos, a tocantinense Eutália Barbosa toma posse nesta quarta-feira, 1º de março, em Brasília , DF, como diretora na Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS).

“Estar à frente de uma diretoria dentro de um ministério que tem como principal objetivo, inicialmente, eliminar a fome, mas também elevar a um patamar mínimo de acesso da população que mais precisa. Sinto-me preparada, honrada e desafiada ao mesmo tempo para assumir essa função”, destacou com exclusividade ao RJN, na manhã dessa terça-feira, 28 de fevereiro.

A portuense ainda falou: “é uma honra poder contribuir com essa política pública tão importante de transferência de renda, que deve ser entendida como direito, pois irá viabilizar condições elementares da vida social”.

Segundo Eutália Barbosa, este governo, para o qual ela foi nomeada nesta semana, por meio de ato publicado no Diário Oficial da União (DOU), tem compromisso de cuidar do povo brasileiro, com políticas públicas que sejam de fato emancipatórias. “Elevar o nível de acesso aos direitos sociais”, pontuou.

Para o mês de março, Eutália destacou que o Bolsa Família será reeditado e haverá a atualização da linha de corte referente à renda que define pobreza. “Será ampliado o valor do benefício para crianças de zero a seis anos e serão retomadas, com muita força, as ações Intersetoriais para garantir o que chamamos de ‘mais direitos’. Um programa que virá com vários outros ganhos e com o compromisso de contribuir com o ciclo intergeracional da pobreza, da fome e da exclusão”, garantiu.

Perfil

Eutália é militante do Partido dos Trabalhadores e concorreu à vaga de vereadora na Câmara de Palmas, em 2020. Atualmente, é a 1ª suplente de Solange Duailibe (PT). Também foi Secretária Estadual de Assistência Social, no Pará; Secretária Municipal de Assistência Social, em Palmas; e Diretora Nacional de Proteção Social Básica no governo da Presidente Dilma no MDS (mesmo Ministério em que atuará a partir desta quarta).

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News