A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal 5G para nove outras cidades tocantinenses, além de Palmas.
A autorização já está valendo e contempla cidades com menos de dez mil habitantes. Os municípios cujas operadoras já podem disponibilizar estrutura para a tecnologia 5G são: Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Fátima, Ipueiras, Oliveira de Fátima, Paraíso do Tocantins, Pugmil e Tocantínia.
As operadoras precisam solicitar o licenciamento das estações 5G, para depois oferecerem o serviço aos usuários.
De acordo com as regras em vigor, estabelecidas em leilão, as operadoras têm até 2029 para atender as cidades com número menor de habitantes.
O que é o 5G?
É a evolução da tecnologia 4G atual. O 5G tem velocidade maior para baixar e enviar arquivos, com tempo menor nos diferentes dispositivos e conexão mais estável.
A nova geração de internet também promete interligar muitos à rede ao mesmo tempo, como, por exemplo, celular, carro e relógio.
Todos os aparelhos são compatíveis?
Atenção! Nem todos os smartphones são compatíveis com o 5G. A Anatel listou cerca de 60 modelos de aparelhos homologados. Com o tempo, todos os dispositivos deverão ser compatíveis com a nova tecnologia.