O Senador Irajá (PSD/TO) apresentou, no Senado, um Projeto de Resolução (PRS 11/2023) propondo a criação de uma Frente Parlamentar de Relacionamento com o Brics, grupo de países em desenvolvimento, do qual fazem parte, além do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Segundo o senador, o intuito da criação dessa Frente seria estreitar uma agenda de trabalho com os Parlamentos desses países, para ampliar as relações comerciais entre eles. “Enfrentar algumas barreiras que ainda existem e promover a troca de experiências nas áreas da política, da cultura e do meio ambiente”, pontou em suas redes sociais.
O parlamentar destacou ainda que “apenas um dos países que integram o Brics, a China, é o principal destino das exportações de 14 estados brasileiros”.
Conforme o senador, estreitar essa relação é ainda mais importante para o Tocantins, tendo em vista que 54% das exportações do estado foram para a China, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O que é o Brics?
Brics é o termo utilizado para designar um grupo de países de economias emergentes. Em sua composição, estão: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
‘Brics’ é um acrônimo, ou seja, a junção das iniciais de palavras que formam outro termo. Foi criado em 2001, e seu criador é o Economista Britânico Jim O’Neill, do grupo financeiro Goldman Sachs.
Quando o Brics foi formado, o crescimento brasileiro ainda suscitava dúvidas e a Rússia estava estagnada. Já a China apresentava taxas de crescimento elevadíssimas comparada com os demais e se destacava no cenário econômico mundial.