Com a chegada do período da quaresma, tradicionalmente, por questões religiosas, as pessoas consomem muito peixe, mas também há um aumento significativo no consumo de outros pescados.
A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) orienta para que o consumidor esteja atento na hora de comprar pescados, mercadorias que devem ser comercializadas sempre por quilo e que, em sua grande maioria, já estão pré-embaladas.
Débora Vasconcelos, presidente em exercício, disse que “é papel da Agência a orientação ao consumidor e que a sociedade mais consciente tem mais condições de fazer compras seguras, de evitar contratempos, ou até gastos desnecessários”.
De acordo com a AEM-TO, mais de 85% dos produtos que são consumidos pelos brasileiros são pré-medidos, ou seja, são mercadorias que foram embaladas e pesadas sem a presença do consumidor e que se encontram em condições de comercialização.
A equipe da Agência de Metrologia reforça que todo produto, seja ele industrial ou artesanal, ao ser exposto em estabelecimento comercial, deve conter uma embalagem própria, com a informação de peso bruto no rótulo.
O consumidor que optar por comprar o produto fresco deve estar ciente de que a mercadoria deve ser comercializada sempre por peso. Além de acompanhar a pesagem, é importante que o consumidor tenha confiança na balança (pesagem).
É importante considerar as orientações da AEM-TO e também ficar de olho nos preços. Pesquisar é sempre válido.