Em nota enviada à imprensa, a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) tranquiliza a população alegando que o Tocantins “nunca apresentou caso positivo para a doença”. O órgão, responsável pela defesa sanitária animal do Tocantins, informou que está acompanhando o assunto, comentou o caso registrado no Pará e assegurou que as medidas de prevenção a doenças são contínuas.
Dentre essas ações, constam, de acordo com a nota da Adapec, coleta de amostras para diagnóstico; inspeção em frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Estadual; fiscalização de alimentos fornecidos a ruminantes em propriedades que forneçam suplemento e/ou concentrado para animais.
A Rede Jovem News entrou em contato com o Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados do Estado do Tocantins (Sindicarnes), e aguarda retorno.
Leia a íntegra da nota da Adapec:
“A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) informa que está atenta e acompanhando o caso positivo de Encefalopatia Espongiforme Bovina-EEB registrado no Estado do Pará. As ações de isolamento e controle da doença têm sido tratadas com transparência pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).
O Governo do Tocantins, por meio da Adapec, executa o Programa Estadual de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina – PEEEB e adota, de forma contínua, medidas de prevenção, entre as quais citamos: colheita de amostras para diagnóstico; inspeção em frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Estadual; fiscalização de alimentos fornecidos a ruminantes em propriedades que fornecem suplemento e/ou concentrado aos animais, entre outros.
Vale ressaltar que o Tocantins nunca apresentou caso positivo para a doença
Palmas, 23 de fevereiro de 2023″