Marinha envia hospital de campanha flutuante a São Sebastião

Previsão é que embarcação aporte na cidade nesta quinta-feira, 23

A Marinha brasileira envia na manhã desta quarta-feira, 22, o maior navio de sua frota, o Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, para funcionar como um hospital de campanha no litoral norte de São Paulo. A previsão é que a embarcação aporte na Cidade de São Sebastião amanhã, 23 de fevereiro.

 

De acordo com a Marinha, o navio permitirá reforçar o atendimento médico aos desabrigados e desafogar hospitais da região, permitindo que eles priorizem os casos mais graves.

 

Além do Atlântico, a Marinha está enviando o Guarapari, uma embarcação de desembarque de carga, que possui uma rampa capaz de atracar em praias, o que facilitará o resgate de vítimas em áreas ainda isoladas.

 

No navio Atlântico estão seis helicópteros, três embarcações de desembarque de viaturas e duas lanchas. Mais de mil militares estarão envolvidos na ação, entre eles uma equipe de 28 profissionais de saúde.

 

No centro médico do navio, há ortopedista, cirurgião geral, anestesista, clínico geral, farmacêutico, cirurgião dentista, técnicos em enfermagem, auxiliar de higiene bucal e auxiliar de laboratório (patologia clínica).​​

 

Operação Resgate

As equipes de resgaste que estão trabalhando na Cidade de São Sebastião, cidade paulista mais afetada pelas fortes chuvas e alagamentos, encontraram, na tarde dessa terça-feira, 21, três crianças vivas que estavam soterradas em um dos morros da cidade. A prefeitura informou que as equipes estão trabalhando 24 horas por dia, desde que a região foi assolada por um volume recorde de chuvas. Foram 600 mm de chuva no período de 24 horas, volume previsto para todo o mês de fevereiro.

 

São cerca de 600 homens trabalhando, revezando-se em turnos e todos com poucas horas de sono. “É uma operação coordenada nas três esferas de poder, União, estado e município, com responsabilidade e agilidade, e muita vontade de fazer dar certo. Não tem ninguém encostado.” (Com informações da Agência Brasil/Foto: divulgação)

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News