Após 22 anos, a Imperatriz Leopoldinense é novamente a campeã do carnaval de Rio de Janeiro. A escola teve nota máxima em diversas categorias e liderou a apuração por todo o evento nesta quarta-feira, 22.
A escola vencedora contou a história de Lampião, por meio da literatura de cordel. Matheus Nachtergaele interpretou o cangaceiro e teve como parceira na avenida Regina Casé, que foi Maria Bonita. O último quesito, evolução, consagrou a Imperatriz, mesmo antes do final da leitura das notas.
Em segundo lugar, ficou a Viradouro (269,7 pontos), seguida de Vila Isabel (269,3). Império Serrano obteve 265,6 pontos e foi rebaixada para a Série Ouro do carnaval do Rio em 2024.
Entre as escolas favoritas, Mangueira, Viradouro e Imperatriz são muito comentadas pelo público, por causa dos seus desfiles de muita qualidade.
No total, nove quesitos são analisados pelos jurados. Neste ano, como em todos os anos, cada categoria foi analisada por quatro jurados.
Doze escolas disputaram o título de campeãs do carnaval, enquanto duas, que tiverem as piores notas, foram rebaixadas.
Saiba os quesitos das apurações dos jurados:
Bateria
Samba-enredo
Harmonia
Evolução
Enredo
Alegoria e Adereços
Fantasia
Comissão de Frente
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Vale ressaltar que, neste ano, as notas foram reduzidas para quatro, por quesito. Antes, eram consideradas cinco notas. A nota mais baixa de cada quesito é descartada.
A previsão é de que a escola de samba campeã seja confirmada por volta das 18h30.
RESULTADO OFICIAL:
A Imperatriz foi a grande campeã dos desfiles do Rio de Janeiro 2023.