Segundo o jornal The Guardian, os especialistas usaram tecnologia de raio-x para examinar o interior do objeto e descobriram que era oco. A possibilidade de ser um objeto para espionagem, desenvolvido pela Coreia do Norte ou China, foi também posta de parte por falta de indícios.
O certo é que a presença de duas alças na superfície da esfera indicam que pode ser encaixada noutro objeto, o que gerou outra hipótese: ser uma bóia de amarração – normalmente usada como alternativa às âncoras – que se soltou e flutuou.
A esfera é castanha-alaranjada e tem manchas de ferrugem – daí a suspeita que seja feita de ferro.
Foi avistada, esta terça-feira, na areia, a poucos metros da costa, por uma mulher que estava a caminhar. Assim que a viu, a mulher informou a TV Asahi. Em pouco tempo, as autoridades isolaram uma área de 200 metros em redor da bola e chamaram especialistas em explosivos para investigar. Ainda não se sabe o que é.
Segundo um homem que ali vive, a esfera “está lá há um mês”. “Eu tentei empurrá-la, mas não se mexeu”, relatou ao canal televisivo NHK.
Apesar das incertezas sobre o objeto, alguns têm as suas próprias teorias que expõem na Internet. Uns acham que se assemelha à bola da série Dragon Ball, enquanto outros acreditam que é um OVNI caído do céu. Recentemente, o Japão revelou que “suspeita fortemente” que vários balões espiões chineses foram vistos sobre o seu território nos últimos anos. Será esta mais uma forma de espionagem?
Fonte: Sabado.pt