Diferenças partidárias colocadas de lado, Lula, Tarcísio e Felipe Augusto unem-se diante da tragédia de São Paulo

Os três estiveram juntos neste domingo, 20, em São Sebastião, cidade mais afetada pelas enchentes e deslizamentos no litoral norte paulista

A tragédia que atinge os moradores dos municípios no litoral norte do estado de São Paulo já contabiliza 40 vítimas fatais, sendo 39 delas da cidade de São Sebastião, a mais atingida pelas enchentes e deslizamentos causados pelas fortes chuvas nos últimos dias. São 1,7 mil pessoas desalojadas e 766 desabrigadas.

 

Nesta segunda-feira, 20, o Presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), acompanhado de parte dos ministros, visitou a região e, ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), anunciou medidas e falou em união para atender as vítimas da tragédia e recuperar estradas, fornecimento de energia elétrica, telecomunicação e reconstrução da cidade.

 

O presidente, o governador e o prefeito romperam a barreira das diferenças partidárias, numa demonstração de união. “Vamos reunir todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Toda ajuda e solidariedade importam nesse momento”, afirmou.

 

Lula destacou que “a parceria que estamos fazendo aqui é uma fotografia do nosso trabalho conjunto. Unidos seremos muito mais fortes e São Sebastião será recuperada muito mais rápido”. Em seu discurso, o presidente informou que o governo federal já está atuando para ajudar no que for necessário. A Defesa Civil e as Forças Armadas estão acionadas para minimizar os problemas.

 

O Governador Tarcísio agradeceu a presença de Lula e comitiva em São Sebastião. Ele abordou a preocupação com as rodovias danificadas pelos deslizamentos, destacando a Rio-Santos, e ressaltou o isolamento das pessoas nos municípios. Em agradecimento ao apoio do governo federal, o governador disse “isso nos dá amparo e conforto no momento em que precisamos trabalhar no regime de recuperação. Governos federal, estadual e municipal juntos em prol da nossa gente”, destacou. Tarcísio de Freitas transferiu a sede do governo de São Paulo para o município de São Sebastião, em apoio ao Prefeito Felipe e à população.

 

Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião, bastante emocionado, agradeceu o apoio e a ajuda. “Não consigo descrever em palavras o sentimento que está dentro de mim neste momento. O apoio e respeito do Presidente Lula à cidade de São Sebastião, vem como combustível para lutarmos até o último minuto em busca de vidas neste cenário devastador que estamos enfrentando”, destacou.

 

Moradores de São Sebastião tentam acessar casas tomadas pela lama
Foto de Rovena Rosa/Agência Brasil

 

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News