Governo libera recursos para famílias desabrigadas no litoral paulista

Parte dos recursos será do FGTS, outra parte (R$2 milhões) será doada pela Santos Port Authority (SPA), a autoridade portuária de Santos

O Ministro de Portos e Aeroportos Márcio França (PSB) anunciou a liberação de R$2 milhões, atendendo ordem do Presidente Luís Inácio da Silva (PT), para que o governo de São Paulo e as prefeituras das cidades do litoral norte, entre elas Bertioga, possam ajudar as vítimas do temporal que castiga o litoral de SP desde a tarde de sábado, 18.

 

Neste sábado, 20, o Presidente Lula visitou as áreas afetadas pelas fortes chuvas e desabamentos no litoral paulista, especialmente São Sebastião, onde morreram pelo menos 36 pessoas. Uma criança morreu em Ubatuba. Lula esteve na região afetada acompanhado do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB). Os dois se emocionaram com a situação. Nas redes sociais, o tucano publicou uma mensagem de agradecimento, acompanhada de uma foto em que aparece sendo amparado por Lula. Até as 19 horas desta segunda-feira, 20, 40 mortes haviam sido registradas pelas autoridades, vítimas dos deslizamentos e enchentes.

 

 

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta segunda-feira, 20, que o governo federal vai liberar o saque de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), em virtude da situação de calamidade decretada, nos seis municípios paulistas mais atingidos pelas chuvas do fim de semana. Segundo informações do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, os municípios nessa situação são: São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba.

 

“Essas famílias desabrigadas têm direito a levantamento de FGTS, basta que sejam moradores das regiões que foram afetadas”, disse. “Uma vez decretada calamidade pública, reconhecida pelo governo federal, todos os recursos necessários estão disponíveis para Guarujá [e Bertioga]”, acrescentou a ministra, durante visita a um dos centros de acolhimento montados pela Prefeitura do Guarujá, no litoral de São Paulo, ao lado do prefeito da cidade, Válter Suman.

 

Veja fotos dos locais críticos no litoral norte de São Paulo

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News