Três sobreviventes, incluindo um adolescente de 14 anos, foram resgatados dos escombros em Antáquia, no sul da Turquia, mais de 260 horas após os sismos que devastaram a região, informaram hoje autoridades turcas e a imprensa.
Mustafá, de 33 anos, e Mehmet, 26, foram salvos “261 horas” após os sismos, anunciou o ministro da Saúde turco, Fahrettin Koca, na rede social Twitter.
Entretanto, cerca de “260 horas” após os sismos, um adolescente de 14 anos também foi retirado dos escombros do seu prédio no centro de Antáquia, “após intensos esforços” das equipas de resgate, informou o ministro turco.
Fahrettin Koca adiantou que o adolescente, chamado Osman, teve de ser operado num hospital da província, sem especificar a gravidade, mas o rapaz aparece consciente na foto publicada nas redes sociais.
Segundo a agência de notícias DHA, os dois homens, Mehmet e Mustafá, estavam nos escombros do mesmo prédio, no centro de Antáquia, quando foram descobertos pelas equipas de resgate. O ministro turco indicou que ambos foram levados imediatamente para o hospital.
Os últimos sobreviventes descobertos pelas equipas de resgate, enquanto as buscas cessam gradualmente, foram todos encontrados na província de Hatay, nos arredores de Antáquia, perto da fronteira com a Síria.
As chances de sobrevivência parecem agora menores, mais ao norte do país, em torno do epicentro do terremoto, nas regiões montanhosas como Kahramanmaras, e nas regiões de Elbistan e Adiyaman, devido à neve e às baixas temperaturas, que para os 15 °C negativos durante à noite.
De acordo os dados mais recentes, os dois tremores de terra — de magnitude 7,8 e 7,5 na escala de Richter – causaram 36.187 mortos e 108.000 feridos na Turquia. Na Síria, foram contabilizados cerca de cinco mil mortos.
A região afetada pelos dois sismos, que ocorreu em 06 de fevereiro e teve o seu epicentro localizado na Turquia, estende-se por 100.000 quilómetros quadrados, onde habitam 14 milhões de pessoas.
Fonte: Euronews.pt