A prefeita agradeceu por Gurupi ter sido escolhida como primeiro município a ser visitado. “Temos grandes parcerias com o governo do estado, e com certeza faremos novas parcerias com a Secretaria da Mulher”.
Durante a reunião, a prefeita reforçou o trabalho realizado em Gurupi em prol das mulheres, como a Clínica da Mulher, que oferta diversos serviços de saúde feminina. Também afirmou que, com o mamógrafo nessa clínica, oportunizou zerar a fila de exames para o diagnóstico do câncer.
A prefeita afirmou que sempre atuou em defesa das políticas de valorização da mulher, desde quando era deputada estadual, tanto que o Conselho Estadual de Defesa da Mulher no Tocantins foi instituído quando ela era deputada e apresentou essa propositura, que foi implementada pelo governador da época. “É fundamental esse trabalho de apoio às mulheres. Nós somos a maioria da população, mas somos discriminadas e estamos à margem de tantas políticas públicas; por isso é preciso um olhar diferenciado de uma secretaria com relação ao fortalecimento de políticas voltadas à mulher em todas as instâncias da sociedade”, frisou.
A secretária comentou que está iniciando as visitas aos municípios do Tocantins, para levar as propostas da Pasta, e decidiu começar por Gurupi, por ser administrada por uma mulher. Reforçou que é necessário fazer um trabalho efetivo, para que todas as mulheres tenham conhecimento dos seus direitos, do que podem reivindicar, e voz ativa no processo de construção das políticas públicas de empoderamento feminino.
“Decidimos iniciar as visitas por Gurupi, porque além de ser uma cidade estratégica é administrada por uma mulher. A secretaria precisa trabalhar em parceria com todas as instituições que defendem a causa das mulheres”, explicou agradecendo a receptividade da prefeita e colocando a Secretaria Estadual à disposição para futuras parcerias.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Luana Nunes, participou do encontro e explicou que Gurupi não tem uma secretaria só da mulher, que as demandas são atendidas pela Cidadania e ressaltou a importância de ter uma secretaria voltada às mulheres, em nível de estado, para captação de recursos e implementação de projetos.
Ela adiantou que para o município já existem alguns projetos voltados à inserção das mulheres no mercado de trabalho. Afirmou que a secretaria vai firmar uma parceria com o Sistema S, para oferta de cursos de capacitação para as mulheres, em especial, as vítimas de violência doméstica.