O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, esteve nesta segunda-feira, 13, em Goiânia, para prestigiar, a convite do governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, o lançamento das obras do Complexo Oncológico de Referência de Goiás (CORA). O evento contou também com a participação dos senadores do Tocantins Dorinha Seabra e Eduardo Gomes.
Com um investimento superior a R$400 milhões, o Complexo terá 148 leitos destinados à internação de pacientes adultos e pediátricos, além de outros espaços como ambulatório, laboratório, setor de exames por imagem, centro de infusão quimioterápico, enfermaria, UTI adulto e pediátrico, centro cirúrgico, enfermaria, farmácia, dentre outros setores.
A presença do Governador Wanderlei Barbosa no lançamento das obras, para conhecer o projeto e a estrutura da futura unidade de saúde em Goiás, vem ao encontro das ações do Estado para atender os pacientes com câncer em tratamento. O governo do Tocantins tem atuação efetiva para ampliar o atendimento no Estado, por meio da parceria com o Hospital do Amor, sendo este um hospital referência no tratamento oncológico no Tocantins.
Wanderlei Barbosa agradeceu o convite e destacou a importância de unir forças para um melhor atendimento à população. “Participar de um evento como esse é de grande importância, pois aqui fazemos intercâmbio, trocamos experiências e alinhamos práticas de Governo. No Tocantins, vamos ter o Hospital do Amor, localizado em Palmas. Estamos buscando o alinhamento jurídico para a parceria com o Hospital do Amor e concluir sua construção para que a unidade hospitalar também seja referência no Tocantins”, ressaltou o Governador.
Já o chefe do executivo do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, reforçou o compromisso com a saúde e agradeceu a presença do Governador Wanderlei Barbosa, destacando o seu papel na busca de parcerias. “É um dia de grande emoção. Estamos lançando um Complexo Oncológico de Referência em nosso Estado e, para nós, é motivo de muita honra ter a presença de grandes lideranças políticas aqui. Agradeço a presença do Governador Wanderlei Barbosa. Nos vemos com frequência em Brasília, sempre buscando reforços para os nossos Estados”, afirmou Ronaldo Caiado.
O secretário de Estado da Saúde do Tocantins, Afonso Piva de Santana, que acompanhou o governador na agenda em Goiás, destacou que, no Estado, existe a parceria com o Hospital do Amor e, ainda, uma rede de atendimentos aos pacientes oncológicos em Palmas e Araguaína. “Mesmo com nossos pacientes assistidos, obras como a lançada hoje, pelo governo de Goiás, nos servem de referência, visto que no futuro podemos alinhar parcerias para ampliação dos serviços já ofertados em nosso Estado”, destacou o secretário.
Estrutura e atendimento
O hospital será construído nas proximidades da Rodovia BR-153, na capital de Goiás, e terá área total construída de 44,7 mil metros quadrados. Primeiramente, o governo de Goiás ofertará tratamento oncológico especializado a crianças e adolescentes; já na segunda etapa, o atendimento será ampliado, englobando o tratamento especializado a adultos.