Segmento da moda em Goiânia movimenta a economia da região

Tendo sido a capital de todos os norte-goianos até 1988, Goiânia é, na América Latina, um dos maiores polos de comércio atacadista e varejista da indústria têxtil.

A reportagem do Rede Jovem News, neste final de semana, visita Goiânia, que até 1988 foi também a “nossa capital”. Os laços com a cidade goiana ainda são muito fortes para os tocantinenses. Dentre várias e importantes características da cidade fundada por Pedro Ludovico Teixeira, em 24 de outubro de 1933, vamos mostrar uma atividade que tem muitos reflexos na economia da região, o polo de comércio atacadista e varejista da indústria têxtil, um dos maiores da América Latina.

Pudemos constatar in loco a intensa movimentação de compradores, lojistas, fabricantes e profissionais ligados ao mundo da moda, que trabalham dia e noite girando a roda deste segmento gigante da economia. A reportagem do Rede Jovem News visitou a famosa 44, cujo gigantismo se deve à tradicional Feira Hippie, que nasceu nos anos 70, na antiga Praça do Trabalhador, funcionando nos finais de semana, onde os pequenos produtores de confecções se reuniam para expor e vender seus produtos, feitos em fabriquetas de fundo de quintal, mas com boa qualidade.

A Feira Hippie continua existindo, agora ocupando toda a área entre o Terminal Rodoviário de Goiânia e a Avenida Independência. Milhares de metros quadrados de área são ocupados por comerciantes e fabricantes nos sábados e domingos, 24 horas por dia.

Mais comércios na região

Além dessas duas grandes praças de negócios, que lideram o mercado da moda em Goiânia, outras feiras e centros de comércio de confecções de alta qualidade, como a Feira da Lua, a Feira do Sol, a Avenida 85 e a Avenida Bernardo Sayão, no Setor Fama, completam esse complexo da moda na capital de Goiás.

Apoio e fomento

Por trás desse império da moda em Goiás, fabricantes e comerciantes têm como parceiros e incentivadores o Governo do Estado, a Prefeitura de Goiânia, a Assembleia Legislativa, a Câmara Municipal, federações do comércio e da indústria, o Senai, o Sindicato das Indústrias de Confecções do Estado de Goiás, a Associação Comercial e Industrial de Goiânia e outras instituições.

 

Veja, também, estas imagens:

 

 

Goiânia, GO, 12 de fevereiro de 2023 | 10h45
Fotos: Flavio Clark.

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News