A mensagem foi lida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes
O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, leu a mensagem do governador, Wanderlei Barbosa, na abertura do Ano Legislativo de 2023, na manhã desta terça-feira, 7, em companhia do secretário de Estado de Planejamento e Orçamento, Sergislei Silva de Moura. O corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado, Severiano Costandrade, também participou do evento.
Na mensagem, o governador do Estado fez uma prestação de contas das obras e ações realizadas no ano de 2022 e apresentou projetos de ações importantes, especialmente nas áreas de Infraestrutura, Saúde, Educação, Segurança Pública e Assistência Social, para este ano.
Ao fazer uso da palavra, o presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Amélio Cayres (Republicanos), ressaltou os avanços realizados pelo governo do estado nas diversas áreas da administração.
“Vamos ser parceiros [do Poder Executivo] para levar ensino superior, através da Unitins, aos 139 municípios do Estado. Vamos contribuir com a conservação das estradas, por exemplo, entre outros benefícios para nosso povo; promover debates importantes para esta Casa; trazer a sociedade para discutir assuntos de relevância social, como a reforma da Previdência do Estado. Queremos debater com os sindicatos dos trabalhadores e todos os interessados para encontrarmos a melhor solução”, garantiu.
Amélio Cayres pontuou que 23 estados já fizeram a Reforma da Previdência, adaptando-se à Lei Federal, o que é obrigatório. E destacou que a Assembleia está aberta à discussão para que a reforma seja feita com eficiência, de forma que os benefícios da aposentadoria sejam garantidos a todos os segurados.
Ano Legislativo
Sobre as expectativas para o Ano Legislativo, Amélio Cayres afirmou que, com o apoio de todos os deputados e com uma boa relação institucional com todos os órgãos, o trabalho dos parlamentares vai gerar muitos frutos para o povo tocantinense. “Esta Casa estará aberta sempre. Vamos atender aos anseios da população, discutindo de forma coerente com toda a sociedade e haveremos de convergir para o melhor para nosso Estado”.
O presidente convocou, para logo após o encerramento da Sessão de Abertura do Ano Legislativo, uma sessão extraordinária para leitura, discussão e aprovação das atas das eleições das Mesas Diretoras da 1ª e 2ª Sessões Legislativas da 10ª Legislatura e da 3ª e 4ª Sessões Legislativas da 10ª Legislatura. (Com informações da Dicom, foto de Clayton Cristus)