Novo tremor de 7.5 graus e mais de 1.400 mortos já confirmados na Turquia e na Síria

A União Europeia, através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, a NATO, e diversos países europeus, como a Grécia e a Bulgária, já anunciaram o envio de equipes de resgate para ajudar na busca por sobreviventes.

Um novo terremoto de 7.5 graus de magnitude na escala de Richter acaba de ser registrado na Turquia pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos.

De acordo com os dados disponíveis, este novo tremor de terra, acima dos sete graus, foi localizado em Ekinözü, cerca de 180 quilômetros a norte de Gaziantep e a 230 da fronteira com a Síria.

O novo abalo forte foi registrado às 13h24 (menos três horas em Brasília), quando o balanço de vítimas da sequência anterior de tremores já atingia os 1.400 mortos e mais de 5.300 feridos no sul da Turquia e no norte da Síria, de acordo com fontes oficiais locais.

Só na Turquia, o presidente turco, Recep Tayyp Erdogan lamentou a morte de, pelo menos, 912 pessoas e revelou estarem já cerca de nove mil pessoas envolvidas nos trabalhos de busca e resgate, com mais ajuda chegando, entretanto, inclusive dos 45 países que já a anunciaram.

Erdogan revelou ainda o registro de 5.400 feridos e o salvamento de 2.470 pessoas de estruturas colapsadas. Cerca de 3.000 edifícios ruíram com a sequência de abalos das últimas horas.

“Como os esforços de retirada de destroços estão em curso em muitos edifícios nas zonas afetadas pelos terremotos, não temos como prever como irá progredir o número de mortos e feridos”, alertou Erdogan.

Milhares de edifícios ruíram e há ainda muitas pessoas soterradas. O balanço deve agravar-se ao longo do dia e talvez da semana.

Noticia em atualização.

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News