Os bombeiros finalizaram, na tarde deste sábado, 4, a missão de busca ao indígena Elson Srôzdazê Xerente, que estava desaparecido desde o dia 1º, após sair para pescar sozinho no Rio Sono, Município de Tocantínia, região central do estado.
Os próprios familiares começaram as buscas no dia seguinte ao desaparecimento de Elson, mas o Corpo de Bombeiros só foi acionado no dia 3, sexta-feira, por volta das 15h00. A missão de resgate contou com três integrantes na equipe.
Segundo o Sargento Robson Rocha Ferreira, que era acompanhado do Sargento Alexandre e o Cabo Pacheco, enquanto a equipe planejava a continuidade da missão para o dia seguinte, um indígena da Aldeia Brejão chegava com a notícia de que o corpo de Elson havia sido encontrado pelo irmão e o sogro.
Conforme relato aos bombeiros, a localização do corpo ocorreu por volta das 18h00, quando o irmão e o sogro da vítima retornavam das buscas. O corpo foi localizado boiando no meio do Rio Sono, entre as duas aldeias, 13 km rio acima. Devido ao horário e à navegação difícil, os bombeiros refizeram o planejamento para realizar a viagem na manhã seguinte.
Por volta das 10h40, os militares já estavam de volta à Aldeia, com o corpo do indígena. Às 15h00, após a Perícia e o Instituto Médico Legal serem acionados, a equipe retornou para a capital.