Palmas foi edificada sobre uma extensa planície, localizada entre o Rio Tocantins e a Serra do Carmo. Por ser, praticamente, toda asfaltada, em tempo de chuva, nos pontos mais baixos da cidade, especialmente no plano diretor, formam-se grandes alagamentos, o que dificulta o trânsito de veículos.
Motoristas e motociclistas reclamam muito desses alagamentos provocados pelas chuvas fortes e, muitas vezes, torrenciais que caem na região. Muitos atribuem à Prefeitura Municipal a culpa pelo desconforto causado pelo intenso volume de água, que corre pelas ruas. Acreditam que o problema poderia ser solucionado com a construção de galerias pluviais em toda a cidade. Em parte do plano diretor, isto já foi feito, mas não minimizou, satisfatoriamente, a questão.
Outras grandes cidades do estado, como Araguaína e Gurupi, por exemplo, também apresentam pontos de alagamento, mesmo tendo sido construídas em superfícies diferentes das de Palmas.
Recomenda-se que os condutores de veículos, ao se depararem com pontos de alagamento, tomem todo o cuidado para atravessá-los, tendo em vista que o volume muito grande de água pode provocar danos nos motores dos veículos. Não é raro encontrar carros danificados nas imediações dos locais em que há alagamentos.
FOTO: Flávio Clark