Entre as autoridades presentes durante a abertura dos trabalhos no Congresso Nacional, a Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ministra Rosa Weber, afirmou, em entrevista concedida aos veículos de comunicação, que os fatos ocorridos em 8 de janeiro, contra os três Poderes, não prejudicam a democracia do Brasil.
Segundo ela, os ataques às instalações dos três pilares da democracia brasileira estão longe de enfraquecer a democracia constitucional. “Veio a conferir, graças à solidariedade imediata de todos, maior intensidade ao convívio, necessariamente harmonioso, exigência do próprio texto constitucional, entre os Poderes que compõem o Estado brasileiro”, explicou Rosa Weber.
Na ocasião, a ministra também lembrou que, durante a cerimônia de abertura do ano judiciário, ocorrida nesta semana, a manutenção dos trabalhos institucionais do Supremo segue em pleno andamento.
“A manutenção dos trabalhos institucionais, apesar da agressão desprezível de 8 de janeiro, é a resposta fundamental que se impunha, sem qualquer hesitação, aos atos de violência contra as instituições democráticas”, pontuou.
Medidas
A ministra destacou ainda que, após os ataques de golpistas, que depredaram o plenário, obras de arte e parte da estrutura e do mobiliário do prédio, o Supremo tomará medidas para consertar os danos causados ao patrimônio público e que os culpados serão responsabilizados.
Neste sentido, Rosa Weber defendeu, como representante do Poder Judiciário, que a atividade desenvolvida pelo Congresso Nacional seja voltada para a construção de uma sociedade solidária, justa, fraterna e inclusiva, conforme a Constituição Federal estabelece.
Ainda durante a cerimônia, Rosa Weber entregou ao Congresso o relatório das atividades do STF e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), no ano de 2022.