Morreu o estilista Paco Rabanne, aos 88 anos. A notícia foi confirmada, nesta sexta-feira, pelo presidente da Câmara de Vannes, David Robo.
Francisco Rabaneda y Cuervo, mais conhecido por Paco Rabanne, estilista e criador de perfumes, morreu na sua casa em Portsall (Finisterra), França. Embora Paco Rabanne tenha falecido em 29 de janeiro, só hoje se soube da notícia.
De origem basca, Paco Rabanne refugiou-se em Finisterra em fevereiro de 1939, com a família, que fugia do regime de Franco. Sua mãe era costureira-chefe de Cristóbal Balenciaga, em São Sebastião, e seu pai era oficial do exército republicano, tendo sido fuzilado, pelas forças nacionalistas (franquistas), em 1939. Desde então, sua família se exilou na França, instalando-se nas cercanias de Morlaix, na região da Bretanha.
De 1951 a 1963, ele estudou Arquitetura na Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris e desenvolveu talento para criar em diferentes materiais, volumes e espaços. Desenhou acessórios para coleções de alta-costura de marcas como Nina Ricci, Balenciaga, Givenchy e Pierre Cardin, entre outras. Em 1966, apresentou uma primeira coleção em Paris.
Em 1989, na segunda Nuit du Chocolat, Paco foi o primeiro estilista a apresentar um vestido de chocolate.
Fonte: Wikipédia e Euronews.pt