Foi definida, nesta quinta-feira, 2 de fevereiro, após Wilder Moraes (PL/GO) ter retirado sua candidatura, a composição da Mesa Diretora do Senado Federal da 57ª legislatura, conforme a seguir:
- Presidente: Rodrigo Pacheco (PSD/MG);
- Primeiro Vice-presidente: Veneziano Vital do Rego (MDB/PB); e
- Segundo Vice-presidente: Rodrigo Cunha (UB-AL)
As escolhas foram feitas após a realização de reuniões preparatórias, sendo que os membros da Mesa são os mesmos que fazem parte da Comissão Diretora, a quem cabe a direção do Senado.
Na 1ª Secretaria, teremos Rogério Carvalho (PT/SE); na 2ª Secretaria, Weverton (PDT/MA); na 3ª Secretaria, Chico Rodrigues (PSB/RR); na 4ª Secretaria: Styvenson Valentin (Pode/RN). Estes secretários estão encarregados, também, da organização e do funcionamento da Casa, bem como da redação final de todos os projetos aprovados pelos 81 senadores.
Trabalhos legislativos
Nesta quinta-feira, 2, a partir das 15 horas, haverá, também, a sessão solene que inaugura os trabalhos do Congresso Nacional, em 2023. A cerimônia será realizada no plenário da Câmara. Dela, participam senadores, deputados e representantes dos Poderes Executivo e Judiciário.
Ao Portal RJN, o deputado federal pelo Tocantins, Eli Borges (PL/TO), falou sobre a sessão: “este é o meu segundo mandato como federal, o nono no geral. Agradeço a Deus pela honra. Irei fazer o melhor mandato da minha vida, em defesa dos valores da fé e do Tocantins, em busca de mais recursos para o nosso estado. Já conheço a Casa e esse mandato é para ficar na história”, destacou o parlamentar, ao comentar quais são as expectativas para a 57ª legislatura.
A sessão legislativa ordinária corresponde à atividade regular do Congresso a cada ano, sendo dividida em dois períodos legislativos: o primeiro vai de 2 de fevereiro a 17 de julho, enquanto o segundo começa em 1º de agosto e termina em 22 de dezembro. Dessa maneira, em uma legislatura, são realizadas quatro sessões legislativas.