Deputados Federais pelo Tocantins tomam posse; Alexandre Guimarães pontua que a nova legislatura exige equilíbrio

Oito deputados tocantinenses tomaram posse na manhã desta quarta-feira, 1º de fevereiro, na Câmara dos Deputados, para a 57ª legislatura (2023-2027).

Com exclusividade, do Plenário da Casa, o Deputado Federal Alexandre Guimarães (Republicanos/TO) concedeu entrevista à Rede Jovem News e falou das perspectivas. “Muito feliz em poder estar vivendo este momento aqui em Brasília, representando os tocantinenses, com a votação expressiva que tivemos. Trago comigo todos os anseios da população, onde irei discutir políticas públicas com muito empenho, dedicação e equilíbrio”, pontuou.

Em seguida, o primeiro colocado na eleição de outubro de 2022, Deputado Federal Toinho Andrade, afirmou “Uma nova missão representando o Tocantins. Irei honrar cada voto. Por isso, quero agradecer a todos que confiaram. Quero levantar, principalmente, duas bandeiras na Câmara dos Deputados: casas habitacionais para quem mais precisa e mais recursos para o Hospital de Amor”, destacou.

Para o Deputado Federal Ricardo Ayres (Republicanos/TO), ele terá a missão de contribuir para a pacificação do país. “Num ambiente de harmonia entre os Poderes, quero cuidar da nossa gente e, principalmente, poder contribuir com esse debate”, explicou.

Ayres também destacou a sua trajetória até a Câmara dos Deputados. “Eu que lutei muito para chegar até aqui, que comecei no movimento estudantil, fui secretário de juventude e da nossa capital, deputado estadual e, agora, deputado federal; irei lutar pelos que mais precisam”, assegurou.

A reportagem entrou em contato com os demais parlamentares e aguarda retorno.

 

Eleição da Mesa

Mais tarde, a partir das 16h30, a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, para o biênio 2023-2024, começa. A sessão de eleição será presidida pelo Deputado Átila Lins (PSD/AM), parlamentar detentor de nove mandatos. A votação só terá início quando houver, pelo menos, 257 deputados no Plenário.

Antes da eleição, os deputados formalizam a criação de blocos parlamentares, que, por sua vez, escolhem os seus líderes. Reunidos, esses líderes dão início ao processo de escolha dos cargos da Mesa.

O prazo para o registro das candidaturas termina às 15h30 e ocorre, por meio de sorteio, a ordem dos candidatos na urna eletrônica. O nome mais forte para ocupar o cargo é do atual presidente, o Deputado Federal Arthur Lira (PP/AL).

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News