O extrativismo vegetal no Tocantins é uma grande oportunidade para geração de riquezas

O Tocantins, com seus 1.584.306 habitantes (IBGE 2022) e localização privilegiada no coração do Brasil, é um estado pujante, com economia forte, alavancada pelo agronegócio, especialmente a pecuária e a produção de grãos, como soja e arroz. Outra atividade importante do estado é o extrativismo vegetal. Nesta área, destacam-se o capim-dourado e uma diversidade de frutos do cerrado, como o cabaçu, a bacaba (considerada o açaí do cerrado), o açaí, o murici e, principalmente, o pequi. O extrativismo vegetal no Tocantins ainda é uma atividade exercida de forma artesanal, havendo grande desperdício da produção, especialmente do pequi.

O estado deixa de faturar milhões de reais por ano com a perda dos seus produtos, que não são colhidos e distribuídos para o mercado nacional. O cerrado do Tocantins, com mais de 270.000 km², tem como fontes de geração de emprego e renda não apenas a pecuária e o cultivo de grãos e fibra, mas também outras riquezas que poderiam projetar ainda mais o estado no cenário nacional de produtores de alimentos e também nas exportações – sem desmatamento.

 

Oportunidade de grandes negócios

Os produtos extraídos das matas e do cerrado tocantinenses são de excelente qualidade, porém a colheita dos mesmos ainda é feita de forma rudimentar. A atividade é pouco explorada em escala agroindustrial e comercial, com grande parte da safra se perdendo no chão, sob copas de árvores. Os frutos produzidos pelo cerrado e pelas matas do Tocantins absorvem pouca mão-de-obra, não existindo sua agroindustrialização no estado. Dentro desta realidade econômica, o Tocantins se posiciona como um grande portal para investimentos, oferecendo amplas possibilidades para a implantação de indústrias de pequeno e médio portes, destinadas ao manufaturamento de frutos e outros produtos, que hoje são perdidos, em sua grande maioria.

 

FOTOS: Secom-TO, Jaboticaba/Getty Images, Karoline Caldeira (O Liberal) e arquivos RJN

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News