A mulher mais votada da história do Tocantins
A Professora Dorinha (UB/TO), com três mandatos na Câmara dos Deputados, é o grande destaque dos parlamentares que tomarão posse nesta quarta-feira, 1º de fevereiro. Ela obteve 395.408 votos, correspondentes a 50,42% dos votos válidos. Dorinha concorreu com a experiente ex-Senadora Kátia Abreu (PP/TO), que disputava a sua segunda reeleição.
Relatora da Emenda Constitucional 108/2020, que garantiu, na Constituição Federal, recursos ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), a parlamentar é autoridade no país, quando se trata do tema Educação.
Em entrevista à TV Senado, que foi ao ar em janeiro, Dorinha destacou que a Educação continuará sendo sua pauta principal, mas que outras pautas, como Saúde e Segurança Pública, também estarão em sua prioridade.
Na primeira suplência, Dorinha tem a Professora Lu (UB/TO), ex-prefeita de Arapoema, e na segunda, Mauricio Buffon (PTB/TO), produtor rural e ex-presidente da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e de Milho do Estado do Tocantins).
Da Assembleia Legislativa à Câmara dos Deputados
Toinho Andrade (Republicanos/TO), após presidir a Casa de Leis do Tocantins, biênio 2019-2020, toma posse na Câmara dos Deputados, em Brasília, como o parlamentar mais votado pelo tocantinense nas eleições proporcionais. Isto porque ele obteve 63.813 votos (7,68%). Anteriormente, foi deputado estadual por três legislaturas consecutivas na Assembleia Legislativa do Tocantins.
Toinho nasceu em Porto Nacional, filho de Antônio Poincaré Andrade e Dinorah José Costa, políticos tradicionais de Porto e região, de quem herdou o gosto pela política. O parlamentar tem história política, iniciada em Porto Nacional, onde foi vereador por três mandatos e presidente da Câmara.
O novo que obteve votação expressiva
Alexandre Guimarães (Republicanos/TO) tem 36 anos, é advogado e produtor rural. Eleito com 54.703 votos (6,59%) e base eleitoral forte no norte do estado, ele se mostrou nas urnas uma grande revelação e uma nova liderança no Tocantins, ocupando o 3º lugar.
Nascido em Araguaína, norte do estado, Alexandre, o novo, ocupou anteriormente somente o cargo eletivo de vice-prefeito do Município de Novo Repartimento. Suas bandeiras são: família, agronegócio e empreendedorismo.
De líder estudantil a deputado federal pelo Tocantins
Ricardo Ayres de Carvalho (Republicanos/TO) foi eleito deputado federal com 45.880 votos (4,53%) pelo Tocantins, para atuar na Câmara dos Deputados na 57ª Legislatura, a partir desta quarta, 1º de fevereiro. O parlamentar, que já foi filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), sinaliza que é potencial apoiador do Presidente Lula e do Governador Wanderlei Barbosa (Republicanos/TO).
Tendo iniciado na vida pública como líder estudantil, nos níveis secundarista e universitário, Ricardo Ayres, como é conhecido, disputou sua primeira eleição para deputado estadual em 2010, legislatura em que assumiu a suplência. Em 2014, conquistou uma vaga de parlamentar, sendo reeleito em 2018. Ricardo Ayres foi criado em Porto Nacional e é pioneiro em Palmas.
A volta do Lázaro
Lázaro Botelho (Republicanos/TO) foi reeleito ao cargo de deputado federal com 13.668 votos (1,65%) em 2022, tendo em vista que ocupava a cadeira da Deputada Federal Professora Dorinha (UB/TO), que se licenciou da Câmara dos Deputados para a disputa majoritária ao Senado Federal.
Lázaro é um político tradicional que, apesar de ser natural do Maranhão, construiu história no Tocantins, estabelecendo-se em Araguaína, norte do estado. No pleito de 2018, tentou reeleição. Porém, devido ao quociente eleitoral, não conseguiu uma cadeira. Agora, Lázaro volta com toda força à Câmara dos Deputados.
O opositor ao Governo Federal
Reeleito deputado federal, Vicentinho Jr. (Progressistas/TO) é considerado, dentro do espectro político tocantinense em Brasília, o parlamentar que, certamente, mais fará oposição ao Governo Lula. Apoiador fiel do ex-Presidente Jair Bolsonaro, Vicentinho foi reeleito com 55.292 votos (6,66%). Em contrapartida, Vicentinho segue ao lado do Governador Wanderlei, tendo dado total apoio à sua reeleição, após a saída polêmica de Mauro Carlesse, a quem fazia ferrenha oposição.
O representante consolidado
Ex-governador do Tocantins, Carlos Gaguim (UB/TO) foi reeleito para o seu terceiro mandato como deputado federal, obtendo 52.203 votos (6,29%). Pioneiro em Palmas e multifacetado, Gaguim foi vereador, deputado estadual e governador. Embora aliado do ex-Presidente Jair Bolsonaro, o parlamentar já foi apoiado, em 2010, pelo então Presidente Lula, quando Gaguim concorreu à reeleição de governador, após a primeira cassação de Marcelo Miranda. A sua principal bandeira é o municipalismo.
Política e igreja
Filipe Martins (PL/TO) é pecuarista, vereador em Palmas e da ala conservadora da Casa de Leis. Filho do renomado Pastor Amarildo, que já foi deputado federal pelo Tocantins, entre os anos de 1997 e 1999, Filipe foi eleito com 36.293 votos (4,37%) e tem como bandeiras: Deus, pátria e família. Do Partido Liberal, o parlamentar é apoiador do ex-Presidente Jair Bolsonaro.
De direita conservador
Eli Borges (PL/TO), reeleito para representar o tocantinense com 35.171 votos (4,24%), é pastor evangélico, foi vereador em Palmas, deputado estadual e candidato a prefeito de Palmas, em 2020, com votação expressiva. Tem como bandeiras: família e agronegócio. Eli volta à Câmara dos Deputados, fortalecendo ainda mais a ala conservadora.