Emoção e expectativa para compor a Mesa do Senado Federal; dois senadores do Tocantins ainda não manifestaram seu voto

Dos 11 congressistas que representam o Tocantins em Brasília (DF), nove tomam posse nesta quarta-feira, 1º de fevereiro: oito deputados federais (sendo quatro novos parlamentares e quatro reeleitos) tomaram posse nesta manhã, às 10 horas. Às 15 horas, quem assume a vaga de senadora é a Professora Dorinha, a mulher mais votada da história do Tocantins. Possivelmente, o Governador do Estado Wanderlei Barbosa (Republicanos/ TO) participará da posse da senadora eleita Professora Dorinha.

Bastidores

Além da expectativa e emoção do ato, a conversa nos bastidores é que apenas o Senador Irajá (PSD/TO) já declarou seu apoio à reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD/MG), ficando a Professora Dorinha e Eduardo Gomes ainda sem manifestação pública. Entretanto, ainda há muitas definições, já que o voto é secreto. A expectativa é que um deles, dependendo de quem seja eleito, ocupe algum cargo na Mesa Diretora do Senado Federal.

Eleição disputada

Muito tem se falado sobre as dificuldades enfrentadas por Rodrigo Pacheco (PSD/MG), uma vez que a maioria do Senado Federal será composta por parlamentares de direita, tendo em vista que, dos 81, 66 são conservadores. Com base nessa perspectiva, isso seria um dos indicativos da primeira perda para o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mesa Diretora

A Comissão Diretora é composta por 11 integrantes: um presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários titulares; também são eleitos quatro suplentes. Os congressistas eleitos serão responsáveis pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa até 2025.

Além de Rodrigo Pacheco, concorrem ao cargo de Presidente os Senadores Eduardo Girão (Podemos/CE) e Rogério Marinho (PL-RN). A reunião preparatória para eleição da Mesa tem início previsto a partir das 16 horas.

Bancada Federal

Dos 11 parlamentares da Bancada Federal, apenas o Senador Irajá declarou ser oposição ao Governador Wanderlei Barbosa. Uma composição importante, que pode garantir ao Estado mais recursos, por meio da interlocução do governador com os congressistas.

A Bancada é composta ainda por três deputados federais do Republicanos, mesmo partido de Wanderlei: Toinho Andrade, Alexandre Guimarães e Ricardo Ayres; três parlamentares do Partido Liberal, sendo dois deputados federais e um senador. Do União Brasil, fazem parte da composição a Senadora Dorinha e o Deputado Federal Carlos Gaguim; já do Progressistas, representam o partido os Deputados Federais Vicentinho Jr. e Lázaro Botelho.

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News