Gastronomia do Tocantins destaca-se por sua peculiaridade e seu regionalismo

A comida brasileira está entre as melhores do mundo, tendo em vista a variedade de víveres, de cores e sabores dos ingredientes, as formas e a criatividade no preparo, a diversidade do clima e dos biomas em que se produzem matérias-primas, temperos e condimentos (boa parte deles de origem indígena), bem como carnes de animais que se alimentam de pastagens, raízes e frutos saudáveis e naturais. No Brasil, temos plantas, frutos e produtos exclusivos, que só são encontrados aqui. Além disto, a forma de produzir, conservar, misturar e preparar os ingredientes agrega sabor, qualidade, aroma, beleza e valor nutricional aos alimentos brasileiros.

A culinária tocantinense está em posição privilegiada no ranking dos melhores da gastronomia brasileira. O chambaril (ou chambari, como dizem os tocantinenses) já foi destaque em horário nobre de uma grande emissora de TV brasileira. A paçoca de carne de sol, socada no pilão, produzida em Palmas, por exemplo, já é conhecida em todo o Brasil. O arroz verde torrado na panela de barro e socado no pilão, com pequi e galinha caipira, também é um prato para se comer rezando.

 

Praças de alimentação
Palmas oferece uma grande variedade de praças de alimentação, com enorme diversidade de opções de pratos. Nas feiras livres, é possível se deliciar com trufas, pastéis, frango caipira, frutos do cerrado, pamonhas e bolos de milho verde. Nas tendas, nos quiosques e botecos de toda a cidade, são servidas comidas típicas e de boteco. Há, também, rotisserias, churrascarias, hamburguerias e restaurantes finos por toda a cidade, nos shoppings e nas praias, onde são servidos deliciosos pratos, dentre os quais o típico tucunaré do Tocantins.

Uma vez por ano, é realizado, num dos distritos de Palmas, o Festival Gastronômico de Taquaruçu, que atrai gente de toda a capital, do interior do estado e de outros estados, que vem se deliciar com a variedade de pratos típicos e regionais servidos nas barraquinhas. Até mesmo um concurso para escolher os melhores pratos é realizado. Um dos pratos mais apreciados nesse festival é o arroz com palmito de babaçu, uma iguaria de dar água na boca.

 

Comidas de rua
A cidade de Palmas está cheia de botecos, quiosques e tendas de alimentação, que servem panelada, mocotó, chambari, buchada, feijoada e galinha caipira a preços populares, a partir das sete horas da manhã, praticamente todos os dias. Todas essas opções da gastronomia e da culinária palmense colocam a capital do Tocantins numa posição de destaque no cenário nacional, em se tratando de boa comida.

Notícias Relacionadas
Continue Lendo
Rede Jovem News